Quando o assunto é emagrecer, muita gente acha que o excesso de exercícios físicos é a resposta. Mas, segundo um estudo divulgado neste ano pela Universidade do Alabama, localizada nos Estados Unidos, quando o assunto é malhação a moderação é o melhor remédio.

Para chegar a essa conclusão, os pesquisadores analisaram 72 voluntárias com idade entre 60 e 74 anos de idade, que foram divididas em três grupos. A prática de exercícios físicos do primeiro grupo era de duas vezes por semana. No segundo grupo, as jovens senhoras visitavam quatro vezes na semana a academia. Já os exercícios físicos do terceiro grupo eram feitos seis vezes durante a semana.

Por quatro meses as práticas de exercícios físicos das senhoras foram analisadas. E o resultado foi o seguinte: no grupo 1, em que as senhoras se exercitavam duas vezes por semana, houve perda média de 100 calorias por dia. No grupo 3, formado pelas idosas que praticavam exercício físico seis vezes por semana, a média foi de 200 calorias por dia.

Agora, o grupo 2, em que as meninas malhavam apenas 4 vezes por semana, a perda diária de caloria foi de 225. Birmingham Gary Hunter, um dos responsáveis pela pesquisa, disse simplesmente que o resultado é a comprovação de que “o menos pode ser mais”.

“Na hora de emagrecer lembre-se que o poder engordativo dos alimentos é bem superior ao poder de queima de exercícios, portanto aliar a reeducação alimentar à prática moderada de exercícios é a nossa recomendação”, comenta Dr. Fabiano Lago, médio do Spa Estância do Lago.