Você já ouviu falar da argiloterapia? Essa técnica terapêutica, usada inicialmente pelos filósofos antigos, consiste na utilização da argila em diversas partes do corpo. Em contato com a pele, ela promove vários benefícios, como, por exemplo, o combate aos radicais livres, responsáveis por danificar as células boas do nosso corpo.

hidratação com argila alivia a tensão muscular, ativa a circulação sanguínea, colabora com a suavização das machas na pele, regenera os tecidos, desintoxica, e elimina o estresse, um dos pontos mais importantes desse tratamento corporal, já que a correria de hoje é mais do que intensa, diz Cristiane Cemim, Coordenadora de Estética e Terapias da Estância do Lago Spa & Wellness.

Argiloterapia facial

A argiloterapia facial nada mais é do que a utilização da argila no rosto. Como no resto do corpo, esse tratamento rejuvenesce e revitaliza a pele, elimina acne e “manda embora” qualquer toxina presente no rosto. Antes de se aplicar a argila no rosto, é preciso higienizar a pele, esfoliar, fazer uma leve massagem e, por fim, a aplicar a argila.

Quais os tipos de argilas?

Há diversos tipos de argilas que podem ser usados na argiloterapia corporal e na argiloterapia facial. São elas: argila verde (desintoxicante e adstringente); argila branca (revitalizadora); argila cinza (anti-inflamatório e cicatrizante); argila vermelha (reguladora e tensora); argila marrom (adstringente e desintoxicante); e a argila preta (anti-inflamatória, cicatrizante, tensora e desintoxicante).