A pré-diabetes é uma condição que antecede a diabetes tipo 2. Ela ocorre quando o nível de sangue varia entre 100 e 125 mg/dl. Quando passa disso, a pessoa já é considerada diabética. A grande sacada nesta situação, é saber que nesta hora grande parte dos casos podem ser revertidos e até curados com emagrecimento e mudanças no estilo de vida, já que poucos medicamentos são eficazes para este quadro.

A principal mudança deve ser na alimentação. A prioridade deve ser o consumo de alimentos integrais, verduras, legumes e frutas. As fibras também são recomendadas. As gorduras más devem ser evitadas.

Ter alguma atividade física também é uma “boa pedida”. A curto prazo, os exercícios aumentam a metabolização da insulina no corpo e, a longo prazo, incrementam as funções cardiorrespiratórias, aumentando o colesterol bom, conhecido como HDL.

Como a correria do dia a dia muitas vezes impossibilita a adoção de uma vida saudável, ir para um spa é uma alternativa. Aqui na Estância do Lago, por exemplo, a pessoa com pré-diabetes tem uma dieta feita por um nutricionista, pratica atividades físicas diariamente e ainda tem acompanhamento médico constante. Afirma o endocrinologista, Fabiano Lago.