A Federação Internacional do Diabetes (FID), entidade ligada à Organização Mundial da Saúde (OMS), divulgou um dado alarmante em meados de novembro: há 383 milhões de pessoas com diabetes no mundo, sendo que a maioria tem idade entre 40 e 59 anos.  Até 2035, esse número pode chegar a 592 milhões.

Cerca de 80% das pessoas com diabetes vivem em países com renda baixa. No Brasil, de acordo com dados do Ministério da Saúde, 7,4% da população já foi diagnosticada com a diabetes.

A diabetes é causada por má alimentação, sedentarismo, obesidade e diversos outros fatores. Não existe cura para a diabetes, mas sim controle. A chave para o tratamento está em mesclar uma rotina saudável com o uso de remédios.

“Por mais poderosos que sejam os medicamentos, sozinhos eles são ineficazes para maioria dos casos, e a pessoa deve aprender na prática qual a dieta mais correta e qual a atividade física recomendada para aquele momento de vida, seja um senhor de 60 anos ou uma moça de 35”, diz o endocrinologista da Estância do Lago Spa, Fabiano Lago.

Tipos de diabetes

Existem três tipos de diabetes: a diabetes tipo 1 (insulino-dependente), a tipo 2 (não insulino-dependente) e a gestacional. A diabetes tipo 1 é  caracterizada pela falta de produção de insulina no organismo. Já a diabetes tipo 2 está intimamente associada à obesidade e representa 90% dos casos, segundo a OMS.

O último tipo de diabetes é a gestacional que, como o nome sugere, começa durante a gravidez.