Vivemos um momento em que a medicina preventiva promete nos envelhecer com extrema cautela e qualidade. Mais do que isso, promete retardar a velhice, quase como se estivesse tentando encontrar a fonte da juventude. No entanto, algumas gerações passadas ainda não contavam com as tecnologias e descobertas medicinais de hoje e também não eram estimuladas a praticar exercícios para envelhecer bem.

O que não quer dizer que você deve deixar os cuidados de lado só porque entrou na melhor idade. Afinal, pra tudo tem um tempo. Pode ser que o seu tempo de exercícios seja nessa fase de maturidade.

Antes de qualquer coisa, é importante dizer que, embora mais frágeis, os idosos podem, sim, praticar exercícios físicos. Na medida da sua capacidade, é claro. Mais do que isso, devem praticá-los! Na idade em que estão mais propensos a problemas cardíacos, devem cuidar ainda mais da saúde, especialmente se não tomaram os devidos cuidados na juventude.

Na ginástica para a terceira idade, trabalha-se a manutenção da massa magra, que permite que os idosos desempenhem tarefas que exigem maior esforço no dia a dia, como sentar, levantar, subir escadas e carregar objetos. Além disso, a massa magra mantém o metabolismo bem ativo, evitando a obesidade. Soma-se a isso a prevenção de doenças como osteoporose, varizes e diabetes, além de estimular a vaidade e aumentar a autoestima. O resultado é um idoso novo em folha (com o perdão do trocadilho).

A ginástica para idosos não previne e nem retarda a velhice, mas mantém desempenhos físicos e mentais extremamente saudáveis durante a melhor idade, pois trabalha os seguintes fatores: postura, força, mobilidade, equilíbrio, coordenação, respiração e relaxamento.

É claro que os anos dourados já se passaram e, portanto, deve-se tomar cuidado com determinados tipos de exercícios que podem lesionar o corpo. Daí a importância de um bom acompanhamento médico e especializado. Afinal, os 60 podem até ser os novos 40, mas não é por isso que o cuidado deve ser deixado de lado.

Na Estância do Lago Spa & Wellness, um grupo de médicos, psicólogos e especialistas oferece uma série de tratamentos e atividades que certamente farão os jovens senhores e senhoras se sentirem revigorados, revivendo os bons tempos!