Sol, praia, calor e pouca roupa. O Verão é aquela época do ano em que muitos de nós começamos a correr atrás do bem estar físico, pensando na exposição do nosso corpo. Mas não é só com a estética que devemos nos preocupar durante o calor. A alimentação no Verão dever ser balanceada e leve, uma vez que queimamos mais calorias com o suor.

Para tanto, elaboramos três dicas de boa alimentação durante o verão, tanto para a boa forma quanto para o bem estar.

Beba água. Muita água.

Isso não é novidade, não é mesmo? Mas vale salientar que a ingestão de água não deve ser constante apenas durante o Verão. No entanto, é no calor que o nosso corpo exige mais água, por que suamos mais. A hidratação também pode ser feita com bebidas nutricionais e vitaminas. Mas, mesmo nesses casos, a água pura não deve ficar de fora da dieta.

Comidas leves, estômago leve

Já reparou que você sente menos fome nos dias de calor? Isso acontece porque o corpo precisa de mais energia para manter a temperatura estável nos dias quentes, tornando a digestão mais lenta. Ou seja, para cada refeição que fazemos, nosso organismo se sacia mais facilmente, pois está com menos energia. Frutas, saladas, legumes (principalmente cozidos) e carnes magras devem estar constantemente presentes na mesa durante todo o Verão. Alimentos rapidamente perecíveis e pesados para a digestão devem ser evitados. Maioneses, por exemplo, estragam ainda mais rápido com o calor e podem ocasionar infecções intestinais.

Frutas, frutas por todos os lados

As frutas que mais contém água são o abacaxi, a melancia e o melão. E elas rendem sucos deliciosos, sejam puros ou misturados com outros ingredientes. Além disso, as frutas possuem muitas fibras e são ricas em vitaminas e minerais. Portanto, trate de fazer uma bela feira e deixar a casa repleta de frutas.

Aproveite essa estação do ano tão festiva e agradável para iniciar um novo costume alimentar que dure muitos verões, outonos, invernos e primaveras. Afinal, não é só no Verão que devemos nos cuidar.