Missões para a obesidade.
Dr. Ismael Lago nos dá algumas missões para o processo de tratamento da obesidade, mas cada um deve usar o seu ego adulto.

Missões para o tratamento da obesidade

Hoje, Dr. Ismael Lago nós traz algumas noções para o tratamento da obesidade.

Quando devem ser feitas as refeições?
Uma das coisas que eu poderia aconselhar é comer com tranquilidade, faça da sua refeição um momento de comunhão, um momento de paz, momento de agradecer a Deus o alimento e as pessoas que propiciaram estar esse alimento da tua mesa. Naturalmente a nutricionista vai explicar os regimes e os planos alimentares.

Como escolher o que por no prato na hora da refeição?
Outra coisa que a gente tem que entender, que o momento da refeição a gente tem que usar o chamado ego adulto. A análise transacional nos ensina, que dentro de cada um de nós existe um pai, que aconselha ou recrimina, existe um adulto, que raciocina e existe uma criança, que se emociona. Nós só conseguimos emagrecer, quando usamos o adulto, a razão como é que é comer com ego criança, com emoção? Pegar um prato e em geral os pratos que a gente vai nos restaurantes são maiores que os comuns e a gente chega na mesa e diz, o que é bom? O que eu gosto? E enche o prato. Esta é a criança mandando nas tuas determinações, o adulto já raciocina se eu quero emagrecer quero ver o que me faz bem, inicia-se em geral com saladas, porque as saladas ajudam emagrecer, as saladas não são absorvidas, favorecem a eliminação dos outros alimentos que são ingeridos juntos.

Como a atividade física interfere no tratamento a obesidade?
Basicamente o tratamento da obesidade, ele se baseia em atividade física, eu costumo dizer que emagrecer sem atividade física é crime, porque a pessoa quando emagrece, sem atividade perde massa gorda e massa magra e ao perder massa magra cai o metabolismo, quando cai o metabolismo a gente come pouco e não emagrece, logo depois passa a comer mais, recupera tudo o que perdeu.

Quando usar antidepressivos no emagrecimento?
As medicações, se a pessoa inicia com a ansiedade, se inicia com leve depressão, a tendência que ao retirar comida, essa ansiedade, essa depressão piorem. Então, é necessário, às vezes, o uso de antidepressivos, em geral antidepressivos serotoninérgicos. Nós dispomos assim, para uso em pessoas indicadas, pessoas que não tem problema cardíaco, que não tem problemas de disritmia cerebral, pequenas doses de moderadores, como anfepramona, dietilpropiona, temos também a sibutramina, que em doses pequenas e bem controladas podem ser usadas na forma ansiosa, ela diminui a fome e, às vezes, ajuda até queimar gordura e muitas vezes nós temos que tirar a compulsão da pessoa, porque muitas pessoas são obesas, porque comem até sem fome, tem compulsão, então aí a gente se dispõe a lamotrigina, a gente dispõe de remédios como a naltrexona, o topiramato, são medicações que a experiência do dia a dia, vai fazer com que o médico escolha aquilo que for mais indicado pra você na terapia.

Tratamento da Obesidade
O importante é que você inicie um tratamento de obesidade, disposto a vencer e se com o passar do tempo a vontade for diminuindo, quando dá aquele sentimento de não ir, de cansaço para o tratamento, precisa do apoio psicoterápico, do apoio do médico clínico, endócrino, para que você tenha sucesso no fim. Faça sempre a prospecção do futuro, se imagine como você será daqui a 5 meses, 6 meses, 1 ano, busque e vai ver que vai atingir aquilo que todos sonhamos, a realização dos nossos sonhos, o emagrecimento e a alegria de viver. Um corpo belo, eu costumo dizer, às vezes, para os cliente, vamos iniciar uma caminhada, para que você seja tão bela e tão saudável, como foi na mente de Deus, quando pela vez primeira, pensou em você.