Da série “processo do emagrecimento”, hoje nós trouxemos o 2 vídeo que irá abordar um outro item importantíssimo nesse processo: a mente. Nossa psicóloga, Evelise Brito, irá abordar fatos importantes sobre a nossa mente na conquista do emagrecimento.

Obesidade no Brasil
A psicóloga Evelise Brito nos conta sobre um problema que acomete 50% da população brasileira, segundo o último levantamento do IBGE, a obesidade. A Organização Mundial de Saúde faz uma projeção, que se continuarmos desta forma em 2025 teremos 2,3 bilhões de pessoas com problemas de obesidade. É um fator bem agravante, os estudos apontam que 15% dessas pessoas são crianças. Então, diria-nos assim, precisamos rever a cultura, precisamos rever a forma como nós estamos lidando com alimentação, como cada um de nós lida com o alimento.

A psicologia no tratamento de emagrecimento

A psicologia, ela diz que pessoas com bastante dificuldade de dizer não e receber não, têm bastante dificuldade de lidar com a alimentação. A primeira coisa que a gente tem que olhar é o que eu estou comendo e como eu estou comendo, nós somos bombardeados diariamente com isso na televisão, pela internet, todos os meios de comunicação têm uma dieta milagrosa, tem uma atividade física diferente e todas elas tentam o quê? Elas têm alguma coisa em comum, é tentar substituir o prazer alimentar.

Qual é o maior vilão na alimentação?

O prazer alimentar, eu diria para vocês que ele é o maior vilão dessa história, por que ele é o maior vilão? Porque a nossa mente não sabe lidar com dor, ela adora prazer e prazeres imediatos, por isso que é tão difícil você conversar e pensar assim, não pouquíssimas pessoas vão fazer um projeto para a aposentadoria ou eu vou lidar com o meu medo de avião, eu tenho uma dificuldade de andar de avião, então esse medo é real, porque a minha mente entende que ele é real, por exemplo, e eu vou cuidar da minha saúde, porque quando eu tiver depois dos 50 eu vou ter problemas de osteoporose, a mente não vai dar bola para a segunda opção, mas a primeira opção ela vai dará, entre aspas, por quê? Porque é muito mais próximo e é visível. A nossa mente, ela tem que ver o resultado, ela tem que ver as coisas para amanhã e daí entra aquela história, será que eu tenho que emagrecer ou será que eu tenho que começar a pensar em ser magro?

Qual fator psicológico ajuda no emagrecimento?

A psicologia também afirma que uma das coisas que vai nos ajudar nesse processo é: “eu tenho que pensar em ser magro”. Pensar em ser magro é diferente de simplesmente um projeto de vida, está associado ao dia a dia, daí vamos voltar naquele ponto, como me relaciono com a comida? Como eu me relaciono com as frustrações do dia a dia? Para o que essa comida está servindo? Essa comida está servindo para me ajudar a engolir o que eu engoli o dia inteiro? Essa comida está servindo para me trazer um conforto? Daí entra aquela coisa, eu estou comendo por uma necessidade fisiológica ou eu estou comendo porque está saboroso? A diferença entre algumas pessoas, por exemplo, a diferença entre o magro e o gordo, é que o magro vai comer para se saciar e o gordo vai estar comendo, enquanto está gostoso, ele não observam grau de saciedade dele, por quê? Porque a mente já está voltada para isso e a mente já está acostumada a ter esse prazer, temos que substituir esse prazer? Temos, mas para isso a gente precisa parar e olhar como nós estamos. Então, primeiro passo vamos parar, nos observar, ver aonde eu estou, o que eu estou fazendo e o que realmente desejo fazer. Vamos pegar uma frase, eu quero emagrecer? ou eu simplesmente quero ser magro?