Nossa psicóloga, Evelise Brito, nos faz refletir sobre os malefícios de um dos sintomas que acarreta boa parte das pessoas atualmente: ansiedade e a pressa pelas coisas.

MENTE – MALEFÍCIOS DA ANSIEDADE

A psicóloga do Spa, Evelise de Brito, chama a atenção para um fato que todos nós estamos vivendo: eu quero tudo para ontem, eu não consigo esperar. A internet está nos ajudando muito nisso, nos ajudando eu diria assim, não sei até que ponto, mas se eu tenho alguma dúvida eu vou direto, eu costumo brincar com o oráculo, vou no Google e eu tenho a resposta imediata, as minhas dúvidas elas são sanadas muito rapidamente e a mente, ela é burra, então o que acontece, ela traz isso, em termos de eu vou aplicar isso na minha vida e nós estamos com um problema muito sério, as pessoas estão querendo tudo para ontem, e tudo para ontem está envolvendo uma questão que está diretamente relacionada a uma necessidade básica, por exemplo, sobrevivermos, alimentação e as pessoas não estão comendo adequadamente, o que está levando a um índice muito alto de obesidade.

Nós temos mais de 50%, de acordo com os últimos estudos da Organização Mundial, de brasileiros que estão acima do peso, por quê? Porque nós estamos indo atrás de fast food, nós não estamos com tempo para comer, mas ao mesmo tempo que eu não tenho tempo para comer, eu não tenho tempo para emagrecer e eu não quero longo prazo, não, eu quero tudo rápido, aí nós temos um índice muito alto de pessoas que estão fazendo cirurgia bariátrica, por exemplo, nós temos um índice muito alto de pessoas que fazem a dieta do sol, a dieta da lua, enfim.

Quais são os pilares para o emagrecimento?

Nós temos três pilares, vamos lá, alimentação, atividade física e conteúdo emocional, esses três, se existe alguma dúvida de que nós estamos o tempo inteiro sendo estimulados para atividade físicas mais prazerosas, alimentos saudáveis, aliás até sai mais barato a gente comer saudável, fruta e verdura é uma coisa barata, você diminui um pouco o teu, vamos dizer assim, você vai ter menos gasto, mas é mais difícil de fazer, não é tão rápido, principalmente o terceiro elemento, que não é trabalhado, é o elemento emocional, é a mente magra, por que que algumas cirurgias bariátricas não dão certo?
Porque esses dois pilares as pessoas atingiram, porém o terceiro não, aí entra a minha relação com a comida, se eu fui uma pessoa, que foi criada em um ambiente, que quando eu terminava o prato eu recebia todas as atenções, eu tinha parabéns você conseguiu terminar o prato ou se alguém brigava comigo e o meu adulto, porque também para um adulto é difícil brigar com uma criança, ele dizia assim, vamos tomar um sorvete?
Eu começo a associar e gravar na minha cabeça prazer, eu associo que comer está ligado a ter este prazer e eu não consigo tirar este prazer imediato relacionado a comida, então eu como porque eu estou feliz, eu como porque eu estou triste e daí vem o resultado, o resultado é nós temos cirurgias, o número de cirurgias aumentou, nós temo o número de cirurgias plásticas, a cirurgia plástica aumentou muito, por quê? Por que nós tínhamos uma restrição de algumas medicações, que em um primeiro momento ajudavam, só que a hora que você retirava a medicação a pessoa voltava a engordar.

O que deve-se fazer para conseguir emagrecer?

O que você quer ser? Você que ser magro ou você está só pensando nessa dieta? Alguém conseguiu progredir sem mudar? Nunca vi, então não vai ser esse processo milagroso, que se você fizer tudo igual, você vai ter um resultado diferente. Quer ser magro? Vamos lá, mas você vai ter que mudar. Nunca vi, então não vai ser esse processo milagroso, que se você fizer tudo igual, você vai ter um resultado diferente. Quer ser magro? Vamos lá, mas você vai ter que mudar.