O que significa spa?

O que significa spa?

Você por acaso já se perguntou qual o significado da palavra spa? Se levarmos em conta o dicionário, esse substantivo masculino remete a um “local, geralmente situado em áreas rurais, onde algumas pessoas se estabelecem porque procuram calmaria ou cuidados relativos à saúde…”

Mas, apesar da definição de hoje em dia, a história do spa é antiga. Na Roma do século X a.C., época de muita efervescência cultural e filosófica, não era somente o Coliseu, os templos religiosos e o teatro que faziam a alegria das pessoas. As termas, fontes de água quente espalhadas pela cidade, também estavam no roteiro semanal da nobreza.

Uma das mais conhecidas é a Termas de Caracala, estrutura com 337 por 328 metros construída no século II d.C. Lá, 1.500 pessoas podiam usufruir das águas quentinhas de Roma. Desde aquela época, todos já sabiam que tomar banho no spa – ainda não tinha esse nome – relaxava os músculos, favorecia a circulação do sangue e até podia curar algumas doenças.

 

O significado da palavra spa, em latim, é “sanitas per acqua” – saúde pela água, em português. Na própria Termas de Caracala essa expressão estava grafada. Hoje, a estrutura está aberta ao público e faz parte da história de Roma.

Há ainda outra história que ajuda a entender como surgiram os spas de hoje em dia. Na Bélgica existe uma cidade chamada Spa. No local existiam diversas termas que ficaram conhecidas por suas propriedades curativas, isso lá  nos idos do século XVI. Desde então o termo começou a se popularizar.

A Estância do Lago, portanto, é descendente da Roma Antiga. Só que, diferentes da Termas de Caracala ou das águas quentinhas da Spa, da Bélgica, aqui tem uma estrutura completa para você que deseja fugir da correria do dia a dia!

Gostou de saber o significado da palavra spa? Então compartilha!

 Veja também: Café da manhã saudável