Os ensinamentos do Dr. Ismael Lago

Os ensinamentos do Dr. Ismael Lago

O Dr. Ismael Lago, com mais de 50 anos de experiência na área da saúde, transformou seu antigo retiro familiar em um SPA para tratamentos médicos e estéticos. Sua intenção era incentivar as pessoas a adotarem uma vida plenamente saudável, não apenas no quesito físico, mas também no psíquico e no espiritual.

De família católica, o clínico geral encontrou na fé uma das maiores dádivas da vida. Por isso acredita que a existência humana é como um imenso jardim com três canteiros: o canteiro do “eu”, o do “você” e o canteiro do “nós lá fora”.  E assim como todo bom jardim, nossa vida precisa de manutenção. E ela começa de dentro, pelo “eu”.

No entanto, o “eu” ao qual o Dr. Ismael Lago se refere não é o “eu” físico. O ser humano é muito mais complexo do que isso. Somos divididos em três partes: o soma (ou corpo), a psique e a consciência. “Para ter qualidade de vida plena uma pessoa dever ter o soma saudável, a psique estável e a consciência da existência do criador”, explica o médico.

Dentro desta filosofia, podemos distinguir três corações que o ser humano possui e que precisam de cuidados constantes: o coração físico, o coração mental e o espiritual.

Com base nestes ensinamentos, Dr. Ismael recomenda consultas médicas anuais para pessoas com até 40 anos de idade e semestrais para pessoas com mais de 40 anos; além de cuidados com o coração, que envolvem o combate à diabetes, ao fumo e à obesidade.

Para tanto, os exercícios físicos também são fundamentais. Mas como a mente também deve ser tratada, a atividade praticada deve ser agradável e prazerosa. “O melhor esporte é aquele que você mais gosta”, relata.

A alimentação, por sua vez, também tem papel crucial na busca pela vida saudável. Os alimentos devem ser mastigados de dez a quinze vezes antes de serem engolidos. Dessa forma, o estômago pode digeri-los mais facilmente, evitando a produção demasiada de ácido estomacal.

O consumo de saladas antes das refeições também é recomendado. Isso porque elas colaboram com a absorção dos nutrientes.

Mas não apenas de esforços é constituído o bem-estar. Pelo contrário. De acordo com o Dr. Ismael é preciso tirar uma folga por semana: o dia do ócio. Esse descanso pode ser passivo – ler livros, assistir filmes ou ficar em casa – ou ativo – praticar esportes ou sair da rotina com alguma programação diferente.

Além disso, ocupar os dias com pelo menos uma hora de lazer é fundamental para uma vida saudável. É preciso, também, que se tire de 15 a 30 dias de folga por ano. Daí a importância das férias. “Vender férias na juventude é comprar doença na velhice com juros e correção monetária”, conclui.

Para finalizar, Dr. Ismael diz que a vida deve ter expansão. O que nos expande nos faz bem, e o que nos faz bem são os diversos fatores que podemos alcançar apenas com a consciência da existência de Deus. Apenas então uma pessoa pode adquirir a felicidade plena.