Sódio, o vilão silencioso da sua dieta

3 de junho de 2014

 

sodio_sal
Descubra como diminuir o nível de ingestão de sódio com as dicas da Estância

Consumido seis vezes mais que o recomendado por dia, o sódio é apontado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como um fator preocupante da alimentação, com graves consequências para a saúde da população mundial, como o desenvolvimento ou agravamento de casos de hipertensão, problemas cardiovasculares em geral, elevação de ácido úrico e até câncer no estômago.

De acordo com o ministério da saúde, a recomendação de consumo de sal não deve ultrapassar 5g por dia (1,7g de sódio). Isso equivale a aproximadamente uma colher de chá de sal. É importante lembrar que alguns alimentos possuem o sódio intrínseco, já presente nos alimentos, sem ter adicionado sal propriamente dito.

Os campeões em teor de sódio (acima de 400mg por 100g)

Bacon, gorgonzola, linguiça calabresa, bacalhau, macarrão instantâneo, peito de peru, salgadinho de milho, queijo parmesão, fermento, refrigerante, azeitona preta, alcaparras, tomate seco, champignon, hambúrguer, doces artificiais, carne de sol, mussarela, salsicha, presunto, almôndegas, biscoito de água e sal, shoyo, margarina e manteiga com sal, maionese industrializada, batata chips, leite de vaca desnatado em pó, pão de queijo, coxinha de frango, tablete de carne e galinha, palmito em conserva, molho de tomate industrializado, ervilha enlatada e milho enlatado.

Como diminuir a ingestão de sódio na dieta

Aqui na Estância do Lago, o cardápio é elaborado cuidadosamente para que os nossos hóspedes não apenas percam peso, mas fiquem cada vez mais saudáveis. A Nutricionista Thais Brito, responsável pelo cardápio e orientações nutricionais na Estância do Lago dá as dicas para diminuir a ingestão diária de sal gradativamente. Segundo Thais, uma das maneiras mais práticas de se diminuir o consumo de sal é comparar a quantidade de sódio nos alimentos, observando as informações nutricionais no verso das embalagens. Opte sempre por escolher aquele que possui menos sódio/ sal.

1- Evite a utilização de temperos prontos e caldos concentrados, por possuírem grande quantidade de sódio;

2. Utilize ervas desidratadas, temperos naturais, pimenta e sucos de frutas para temperar os alimentos;

3. Evite também o uso de gordura animal como o bacon, toucinho, entre outros;

4. Não utilize saleiro á mesa;

5. Não acrescente sal no alimento depois de pronto.

SERVIÇO:

Estância do Lago SPA & Wellness

Nutricionista Thais Brito – CRN 5268

Rua Pedro Teixeira Alves, 930 – Almirante Tamandaré – PR
Informações: (41) 3525.0000 ou reservas@estanciadolago.com.br
www.estanciadolago.com.br