Atividades de lazer proporcionam boa saúde cardíaca

14 de abril de 2014

estancia-do-lago-spa-atividades-lazer-saude-cardiaca

De acordo uma pesquisa realizada pela Universidade de Londres, na Inglaterra, publicada no periódico “Circulation”, o simples ato de movimentar-se durante práticas de lazer e recreação já é suficiente para garantir uma boa saúde cardíaca. Boa. Para uma ótima saúde cardíaca, no entanto, é necessário um esforço um pouco maior.

Segundo o estudo, mais do que simplesmente se mexer, é importante direcionar os movimentos por meio de exercícios e práticas físicas estabelecidas. E são coisas simples, como a caminhada, algum esporte e até a jardinagem e outros trabalhos domésticos. Ou seja, movimentar-se é essencial, mas faça isso por meio de atividades estabelecidas e diárias em vez de simplesmente fazê-lo sem nenhum objetivo ou compromisso.

Durante a pesquisa, 4.200 pessoas com idade média de 49 anos foram avaliadas por meio da medição de níveis de um marcador inflamatório no sangue, chamado de proteína C-reativa. Por meio dela, eram analisados a inflamação das artérias e o risco de doenças cardiovasculares.

Os pesquisadores concluíram, então, que as atividades físicas têm  forte influência em tais riscos. Isso porque as pessoas avaliadas que praticavam pelo menos 150 minutos de qualquer atividade física moderada por semana apresentaram reduções dos níveis de algum marcador inflamatório e menos chances de contrair doenças cardiovasculares.

Ou seja: não precisa se matar de malhar nem nada parecido. As atividades de lazer que proporcionam movimento já são ótimos aliados para o seu coração. Mas, se possível, torne essas atividades em práticas diárias e adquira uma saúde cardiovascular ainda maior.