Como fazer trilhas com crianças

Como fazer trilhas com crianças

O contato com a natureza faz muito bem às crianças. Tocar, ver e sentir a fauna e a flora promove o gosto por questões relacionadas ao meio ambiente. Hoje, aqui no blog da Estância do Lago, vamos falar um pouquinho sobre fazer trilha ecológica com os pequenos. Vamos lá?

Se você gosta de fazer trilha e quer levar seu filho, não há problema, desde que siga algumas “regras”.  A primeira é a escolha da trilha. Opte pelas mais fáceis e agradáveis. No decorrer dos anos, quando a criança já tiver tomado gosto por fazer trilhas, pode-se procurar algumas mais difíceis.

Para entreter a criança durante o percurso, fale sobre as árvores, animais e tente ao máximo despertar a curiosidade dela.  Outra dica que sempre funciona é dar responsabilidade: ela pode ser responsável pelo mapa, pela fotografia e até pelas anotações sobre fauna e flora.

Na hora de fazer trilha com criança, dê passos mais lentos e pare com frequência se vir algo diferente, como uma planta. Estimule-a. Sugira que analise a planta, faça anotações sobre ela e tire uma foto.

Trilha ecológica

Clínica Ecológica do Spa Estância do Lago

O que vestir na trilha também é importante. Use botas especiais, calças e blusas resistentes e meias grossas – caso esteja frio. Mas não encha muito a mochila, pois é a criança que vai ter que carregar.

Na mochila, há outros itens que não podem faltar: máquina fotográfica, água, papel higiênico, lanchinhos, repelente, capa de chuva, apito, celular, relógio e mapa.

Gostou das dicas? Então compartilha!