5 alimentos que previnem o câncer

5 alimentos que previnem o câncer

Alguns alimentos previnem o câncer. Hoje, aqui no blog da Estância do Lago, preparamos uma lista com cinco deles.

O primeiro alimento que combate o câncer é o azeite de oliva. Segundo uma pesquisa da Universidade de Nothwestern, localizada nos Estados Unidos, o óleo danifica de 25% a 30% o gene cancerígeno do câncer de mama.

A uva nacional e o vinho, além de deliciosos, também fazem parte do “exército” de alimentos que ajudam na prevenção contra o câncer. Um cacho de uva, 1 taça de vinho (100 ml) ou um copo pequeno de suco de uva (150 ml) tem resveratrol e compostos fenólicos.

O resveratrol é um suplemento alimentar conhecido por seu efeito antienvelhecimento, por eliminar as toxinas do corpo e por promover o bem-estar. Já os compostos fenólicos são conhecidos por seus efeitos antioxidantes, que combatem o envelhecimento celular (radicais livres). Ambos atuam contra o desenvolvimento da doença.

Uma colher de alho moído por dia, segundo o Instituto Nacional do Câncer (EUA), previne o câncer de estômago, esôfago, pâncreas e também de mama. Se você não quer ficar com “bafo de alho”, basta misturar essa quantidade nas refeições diárias.

A soja, um dos grãos mais abudantes do Brasil, é outro alimento que combate o câncer. Sabe por quê? Porque nela há isoflavona, estrutura semelhante ao estrógeno humano e sintético que tem atividade antioxidante. A dica é consumir 30 gramas por dia.

Por último, o tomate, que é rico em licopeno e carotenóide, substâncias que também são antioxidantes. Consuma uma unidade por dia.

Câncer no Brasil
O câncer, em seus variados tipos, está na lista das doenças que mais matam no Brasil. Segundo o Ministério da Saúde, em 2010 quase 22 mil pessoas morreram por conta de câncer no pulmão e 12.853 por conta do câncer de mama.

Como evitar o câncer? Previna-se!

Veja também: Acupuntura contra o mal de Parkinson