10 dicas para emagrecer

10 dicas para emagrecer

Manter o corpo em forma, além de uma preocupação estética é um cuidado com a saúde. A taxa de obesidade entre os brasileiros aumentou 54% entre 2006 e 2012 e, de acordo com Ministério da Saúde, o sobrepeso atinge 17,1% da população. Se você pretende iniciar uma dieta de emagrecimento, fique atento as regras abaixo e fuja de fórmulas mágicas. Com força de vontade e dedicação você irá atingir o seu peso ideal. Confira:

1.         Saiba diferenciar a fome da vontade de comer. Essa última é uma das maiores sabotadoras de qualquer dieta.

2.         Diga adeus a farinha branca. Corte alimentos com esse ingrediente e substitua por farinha integral. A farinha branca é um ingrediente pobre em nutrientes e de alto índice glicêmico. Ela aumenta a taxa de glicose no sangue, o que pode acarretar em doenças como diabetes e obesidade.

3.         Beba água. Sabe porquê? Um corpo hidratado mantém a pele, unhas e cabelos saudáveis, evita o inchaço e a retenção de líquidos (um dos vilões do emagrecimento) e a ingestão de água promove uma sensação de saciedade.

4.         Diminua o sal. Consumido em excesso ele contribui para a retenção de líquidos, o que pode refletir em números a mais na balança e no aparecimento da celulite. Opte por temperos naturais, como orégano, alecrim, salsa e limão.

5.         Não deixe de tomar o café da manhã, essa é a principal refeição do dia. Ao café da manhã vai deixar você mais disposto e ativo durante o dia.

6.         Para emagrecer é preciso fracionar as refeições. Procure realizar de cinco a seis refeições ao dia, em pequenos volumes, e num intervalo de 3 horas. O fracionamento irá deixar o seu metabolismo ativo, e assim, você evitará o acúmulo de gordura.

7.         Substitua o prato tradicional por um de sobremesa. Com o prato menor você irá se servir menos e portanto comer menos, o que diminui o valor calórico da sua refeição.

8.         Faça exercícios físicos.  Manter uma atividade física regular contribui para aumentar o gasto calórico, ativa o metabolismo e também alivia o stress. Movimente-se!

9.         Seu prato precisa ser colorido. Saladas e legumes devem estar presentes diariamente no almoço e jantar, e as frutas também devem fazer parte do cardápio.

10.       Não tenha pressa. Para emagrecer é preciso calma, pois o processo é longo. Não busque remédios e fórmulas milagrosas, busque uma reeducação alimentar. Com novos hábitos você vai transformar o seu corpo e a sua vida!

Dr. Fabiano Lago, endocrinologista da Estância do Lago Spa & Wellness, complementa: “Busque sempre um estilo de vida mais saudável, inclua atividades físicas e atividades de lazer que envolvam a queima de calorias na sua rotina”. 

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