A Sexualidade Humana

A Sexualidade Humana

Neste capítulo do livro “Você, o amor e eu”, o Dr. Ismael Lago discorre sobre as principais fases da sexualidade humana, que se inicia ainda na infância, quando as crianças começam a comparar seus genitais com os dos adultos e a tocá-los.

Dr. Ismael separa as quatro fases da maturação sexual em uma escada com degraus. Iniciada pelo Sexus (o sexo puramente carnal), a escada segue até o Ágape (o amor incondicional e terno) passando antes pelo Eros (o amor apaixonado e sensual) e pela Philia (a amizade).

No primeiro degrau, o do Sexus, o relacionamento serve apenas para afirmação sexual, tanto masculina quanto feminina. É no final dessa fase que passamos a entender que o sexo é uma via de duas mãos e começamos a deixar de praticá-lo pelo mero prazer individual e buscamos dar prazer ao outro.

O segundo, o Eros, é aquela fase em que se começa a constituir um prazer que vai além do sexo. É quando a pessoa por quem se está apaixonado está frequentemente presente nos pensamentos. É a fase da fascinação. Onde se observa cada detalhe dos trejeitos de ser um do outro. É aqui, também, que começa a se desenvolver o ciúmes.

No terceiro degrau, o da Philia, Ismael Lago fala sobre a substituição do egoísmo pelo altruísmo. É quando deixamos de lado o ciúme exacerbado e passamos a valorizar e se preocupar com a felicidade e o crescimento um do outro. “O casamento deveria ser a mais bela das amizades, recheada de momentos de intensa paixão”, escreve o autor, revelando a importância desta terceira etapa dos degraus da sexualidade.

No último, encontra-se o amor Ágape. É aqui se encontra a plenitude. Onde se compreende que a sexualidade está atrelada a um simbolismo divino. Sexo passa a ser a plena expressão do amor.

Se você tiver interesse em adquirir o livro do Dr. Ismael Lago, entre em contato conosco aqui pelo blog ou pelo telefone (41) 3252-0000.