As funções dos antioxidantes na dieta

19 de fevereiro de 2014

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Muitas vezes, iniciamos uma dieta sem saber, exatamente, no que estamos nos metendo. Isso porque não conhecemos as vantagens do que estamos comendo ou deixando de comer. Hoje, portanto, falaremos de algo que você já deve ter escutado algumas vezes quando o assunto é dieta, mas que, talvez, ainda não conheça a fundo: antioxidantes.

Os antioxidantes são moléculas que possuem função defensiva no organismo, pois neutralizam os radicais livres, que são moléculas instáveis e reativas, provenientes da luz solar, radiação, estresse, má alimentação, fumo e poluição. Quando reagem com determinados componentes do organismo, os radicais livres podem causar sérios danos e doenças ao corpo, como diabetes e infertilidade.

Daí, portanto, a importância dos antioxidantes para o corpo. Eles combatem esses agentes de forma efetiva e eficaz. Nos alimentos, eles podem ser encontrados em vitaminas C (frutas cítricas), vitamina E (gérmen de trigo, amêndoas, avelãs, óleos vegetais, selênio (castanha-do-pará, frutos do mar, atum, carnes magras), zinco (carnes magras, ostras, mariscos), carotenóides (tomate, goiaba, mamão papaia, melancia, espinafre, mostarda, rúcula, agrião), flavonóides (uva, suco de uva, chá verde), entre outros.

Além de combater os radicais livres, um dos maiores benefícios dos antioxidantes é a perda ou manutenção de peso. Isso porque os alimentos antioxidantes possuem ação anti-inflamatória e, quanto menos inflamado, melhor e mais rápido o organismo responde ao processo de emagrecimento.

É recomendado que, para desfrutar de todas as vantagens dos antioxidantes, exista um consumo de cinco porções de frutas, verduras e legumes por dia.