Café da manhã saudável

Café da manhã saudável

Muita gente não come nada logo após levantar da cama. Isso, segundo profissionais de saúde, não faz muito bem não, já que durante o sono gastamos muita energia. Hoje, o blog da Estância do Lago vai dar dicas de como montar um café da manhã saudável.

A alimentação deve ser balanceada o dia todo e o café da manhã deve ser variado para não tornar-se monótono e enjoativo. Coma  frutas como fonte de vitaminas e minerais; torradas e cereais suprem a necessidade de carboidratos, os queijos magros, peito de peru light e ovos são sugestões de fonte proteica.

Na mesa do café da manhã o primeiro “ingrediente” deve ser a água. Por conta do gasto de energia do sono, ela vai ajudar o metabolismo a melhor absorver nutrientes, além de promover outros tantos benefícios ao organismo.

Depois do primeiro copo de água, no cardápio do café da manhã saudável é recomendado 3 tipos de frutas. Mamão (rico em vitamina E, C e fósforo); melão (uma das frutas com menos calorias e com muita vitamina C e A); banana (indicada, principalmente, para quem vai dar aquela corridinha no parque); e morango (rica em betacaroteno e vitamina C) são algumas delas. Outras frutas também podem entrar no cardápio. O ideal, antes de iniciar qualquer dieta, é conversar com uma nutricionista.

A nutricionista Thaís Brito, da Estância do Lago, sugere que o pão francês branco deva ser consumido com moderação, dando sempre preferência ao integral. Os dois possuem o número de calorias muito parecidos, porém,  o pão branco não possui todos os benefícios oferecidos pelo pão integral que, além das fibras, colabora com a sensação de saciedade e ainda ajuda no funcionamento intestinal. Nos dois casos, temos que tomar muito cuidado na quantidade e também no que vai dentro deles.

Há 20 dias, por exemplo, o empresário de Curitiba Flavio Eduardo Maia iniciou uma dieta, com orientações de um profissional da saúde. No seu café da manhã de segunda-feira, por exemplo, ele deve ingerir queijo minas light, café com leite desnatado sem açúcar (o leite desnatado reduz 50% das calorias e é fonte de cálcio e proteína), 2 fatias de pão integral e uma fatia média de mamão. “Desde que comecei a dieta, perdi 4 quilos”, afirmou.

O queijo minas light da dieta do Flavio, ou queijo branco, é um dos alimentos mais saudáveis. Nele há proteínas, vitaminas A, D e B, diversos minerais e tem uma pequena quantidade de calorias. 

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