Cientistas criam “fórmula da juventude”

Cientistas criam “fórmula da juventude”

Cientistas do Departamento de Genética da Escola Médica de Harvard reverteram o processo de envelhecimento de camundongos dando a eles substâncias químicas que aumentam a quantidade de NAD, uma coenzima que tem seus níveis reduzidos conforme o organismo vai envelhecendo.

A aplicação foi feita em um rato com dois anos de idade. Depois de uma semana de aplicação do composto químico usado para aumentar a produção de NAD, a estrutura muscular dos animais se tornou semelhante à de um rato com seis meses de idade, em termos de função mitocondrial, perda de massa muscular, inflamação e resistência à insulina. No entanto, as força muscular não foi restaurada. O pesquisadores afirmam que um tratamento mais longo poderia reaver a força junto com as outras propriedades musculares.

Além dos danos ao DNA ocasionados pelo envelhecimento, outro aspecto que a substância não restaurou com o aumento da produção de NAD foi o encurtamento dos telômeros. O método não representa uma suposta cura para o envelhecimento, portanto.

Os cientistas esperam começar testes clínicos até 2015, mas as terapias em humanos são uma perspectiva distante. De acordo com eles, não será preciso tomar a droga a partir dos 20 anos até o fim da vida. É possível começar um tratamento aos 40 anos, por exemplo, para obter um envelhecimento agradável. Mas tudo ainda não passa de especulação.

A medicina preventiva vem fazendo novas descobertas a cada novo ano e já é capaz de auxiliar o ser humano para um envelhecimento bastante saudável. A fórmula da juventude não existe (pelo menos ainda não), mas o bom envelhecimento já. E o primeiro passo para alcançá-lo é adotando uma vida plenamente saudável.