Como saber se estou obeso?

estancia-do-lago-spa-obesidade

A obesidade, infelizmente, tem se caracterizado com um dos problemas mais frequentes dos dias atuais. Cada vez mais, deixamos refeições bem balanceadas e distribuídas de lado, substituindo produtos naturais e benéficos ao organismo por açúcares, gorduras e diversos produtos industrializados. E, obviamente, o resultado não poderia ser outro.

E, se você, infelizmente, também entrou nessa e não pretende sair, a obesidade é uma realidade bem próxima. Porém, pode ser que você não tenha chegado lá ainda e queira evitar essa situação. Neste caso, há uma forma simples de saber se você é obeso ou não. Ou se está próximo disso.

Para obter a resposta, é necessário fazer o cálculo do seu índice de massa corporal (IMC), que, como o nome sugere, mede o nível de obesidade do indivíduo. E a conta funciona da seguinte forma: leva-se em conta a altura e o peso da pessoa. A massa corporal, que é medida em quilos, é divida pela altura, que é medida em metros, elevada ao quadrado.

Se o resultado ficar entre os números 18,5 e 25,9, você está com um peso normal. Números acima deste último significam excesso de peso (sobrepeso), o que já representa um alerta. Porém, se o IMC resultou em 30,0, ou mais, você está obeso.

Mas, se você constatou que está obeso após o cálculo, acalme-se. Há solução. Acompanhamentos nutricionais e físicos lhe ajudarão. E, em último caso, há a cirurgia bariátrica (redução de peso). Em todos os casos, fique alerta e se esforce, pois as mudanças podem ser alcançadas!

Você também fazer o cálculo de IMC online