Cuidados com a pele na terceira idade

Cuidados com a pele na terceira idade

O maior órgão do corpo humano é responsável, principalmente, pela proteção contra fatores agressivos do ambiente. A pele enfrenta constantemente os mais adversos fatores de risco, como exposição aos raios solares e poluição. Além disso, ainda perde sua vitalidade devido à perda de fibras elásticas, de colágeno e sensibilidade da musculatura, causando o enrugamento característico da terceira idade.

Deve-se zelar pela saúde da pele desde a infância para que ela envelheça com saúde e, quando chega a terceira idade, a atenção deve ser redobrada. É depois dessa etapa da vida que a pele se torna mais fina e frágil, por conta dos efeitos mencionados acima.

Os cuidados com apele na terceira idade devem ser intensos, especialmente se na juventude não foram devidamente tomados. Hidratantes, limpeza de pele com produtos adequados, protetores solares e mínima exposição ao Sol são fundamentais durante esse período, já que a pele está muito mais sensível.

Mas não são apenas os efeitos do tempo e do Sol que prejudicam o bom envelhecimento da pele. O álcool, o cigarro e a alimentação desequilibrada são catalizadores do seu mau trato.

Além dos cuidados que podem ser tomados no dia a dia, a medicina preventiva também é uma aliada do envelhecimento saudável, e quando se trata de pele, existem diversos tratamentos que podem contribuir para se chegar aos 70 com cara de 50, como aplicações de toxinas botulínicas, peelings, preenchimentos e tratamento a laser. Mas são todos procedimentos que visam recuperar a pele que já foi prejudicada pela falta de cuidados e, sozinhos, não têm grande eficácia.

Para envelhecer bem, deve-se viver ainda melhor. A constante disciplina e busca pelo bem-estar são fatores essenciais para chegar muito bem à terceira idade, de corpo e de alma.