O azeite e os cuidados com o coração

25 de março de 2014

estancia-do-lago-spa-azeite-coracao

Cuidar da saúde do coração é mais fácil do que parece. Porém, para tanto, é necessário que haja disciplina, alguns sacrifícios e disposição. Atividades físicas, por exemplo, precisam ser praticadas regularmente. E, claro, uma alimentação saudável também é imprescindível. Portanto, no post de hoje, falaremos de um dos alimentos que vão lhe ajudar nesse processo: o azeite.

O azeite é um tempero produzido a partir da azeitona, proveniente das oliveiras. É um dos alimentos mais antigos do mundo, com cerca de cinco mil anos, e especula-se que tenha surgido na Ásia menor, na Síria ou na Palestina, onde foram encontradas produções bem antigas de azeite.

O alimento ajuda a cuidar do bem-estar do coração, pois está relacionado ao baixo nível de LDL (colesterol ruim), ao contrário de alimentos ricos em gorduras trans, que aumentam as chances do indivíduo desenvolver aterosclerose (excesso de placas de gordura nas artérias do cérebro e do coração).

Para completar, os antioxidantes também são outros elementos importantíssimos presentes no azeite. Eles auxiliam na saúde do coração por possuírem polifenois, agentes que combates os radicais livres (causam o envelhecimento das células).

Portanto, na próxima vez que for escolher um tempero, lembre-se da saúde do seu coração e vá de azeite. Sabor e saúde é o que há!