Os benefícios da meditação

Os benefícios da meditação

Procurando por uma forma de aliar relaxamento à saúde? Neste caso, está na hora de você conhecer uma técnica milenar que beneficiará seu corpo, mente e espírito: a meditação. Esta prática, que, normalmente, é relacionada à cultura oriental, mas que, na verdade, possui origem desconhecida, é uma das principais maneiras de se alcançar paz, alegria, disposição e fugir do estresse e da preocupação causadas pela exaustiva rotina semanal. Não acredita? Então, confira conosco alguns dos benefícios da meditação e inspire-se para tentar praticá-la.

Primeiramente, podemos comparar a meditação ao sono, pois ambas são atividades realizadas com o mesmo objetivo: descanso. Há quem diga que a meditação é capaz de exercer um efeito relaxante ainda maior do que o sono. Mas, obviamente, não é recomendado substituir um pelo outro e, sim, aliar os dois de forma que a sensação de leveza e conforto possa ser ainda mais presente durante suas atividades diárias.

Prevenir o estresse e liberar aquele que já está acumulado também são importantes benefícios decorrentes da meditação, além da ampliação das defesas do organismo. E isso deve-se porque, durante a meditação, a enzima telomerase (ligada ao sistema imunológico) tem sua ação elevada.

Dentre os benefícios físicos da prática da meditação, podemos destacar a redução da pressão sanguínea e de tensões relacionadas a dores, o aumento da produção de serotonina e a melhora do sistema imunológico. Quanto aos benefícios mentais, chamam a atenção a redução da ansiedade, o aumento da criatividade, da intuição e do bem-estar e o auxílio na concentração.