Previna-se contra a infecção urinária neste verão

Previna-se contra a infecção urinária neste verão

Apenas quem já teve infecção urinária sabe o sofrimento que a doença causa. Vontade de ir ao banheiro o dia inteiro sem conseguir evacuar quase nada, dor ao urinar e sensação de peso na bexiga são os principais sintomas da infecção urinária.

Se não for tratada com a devida importância, a infecção pode se agravar e atingir os rins, causando perda da função renal (de um ou dos dois rins).

No verão, a infecção urinária pode se agravar porque com o suor o corpo fica mais desidratado e a urina acaba ficando mais concentrada no organismo. Por isso, é preciso que haja hidratação constante e não se deve segurar a vontade de ir ao banheiro por muito tempo. Nesse sentido, as mulheres devem tomar um cuidado ainda maior porque a uretra desemboca bem próximo à vagina, local que facilita a proliferação de bactérias.

Depois de diagnosticada, a infecção urinária é tratada com antibióticos. Para preveni-la, alguns cuidados podem ser constantemente tomados. Confira.

Tanto para os homens quanto para as mulheres:

– Ingestão de bastante líquido ao longo do dia

– Evitar reter urina sempre que sentir necessidade

– Praticar relações sexuais com proteção

– Urinar após as relações sexuais

– Não utilizar antibióticos indiscriminadamente

As mulheres precisam de mais alguns cuidados especiais:

– Limpar-se sempre de frente para trás, após utilizar o toalete

– Lavar a região perianal depois de evacuar

– Evitar o uso por longos períodos de absorvente íntimo

– Evitar o uso constante de roupas íntimas de tecido sintético.

Previna-se contra a infecção urinária neste verão e acostume-se a esses hábitos durante todo o ano. Dessa forma você nunca vai precisar passar pela tortura e pelo risco ocasionados por ela.