Saiba o que são e quais são as principais terapias alternativas

28 de abril de 2014

estancia-do-lago-spa-terapias-alternativas

As terapias alternativas nada mais são do que um conjunto de práticas (algumas até milenares) que fogem dos padrões científicos, utilizando-se de técnicas metafísicas, espirituais, naturais, etc. São procuradas por milhões de pessoas em todo o mundo e, geralmente, trabalham de dentro para fora, dando uma atenção maior ao interior, que influenciará diretamente o exterior.

E, para você ter uma noção ainda maior do que estamos falando, separamos alguns exemplos para você:

1Acupuntura: de origem chinesa, a acupuntura consiste no estímulo de pontos estratégicos do corpo, que são conhecidos como pontos de acupuntura ou acupontos. Beneficia pessoas que estão procurando emagrecer e combater males como a enxaqueca, estresse e cólicas.

2Ayurveda: desenvolvida na Índia, a técnica visa reestabelecer o equilíbrio entre o corpo, mente e alma. É mais uma filosofia, na verdade, do que um tratamento. Porém, há técnicas de nutrição, equilíbrio e bem-estar especificamente baseada nela. A principal delas é a massagem, que utiliza óleos especiais.

3Shiatsu: a técnica tem como objetivo resgatar a saúde o bemestar por meio do toque. Nela, os pontos vitais do corpo, conhecido como meridianos, são pressionados, permitindo que a pessoa reestabeleça seu equilíbrio. Auxilia na prevenção de algumas doenças respiratórias e controla a TPM.

4Reflexologia: também originária da China, a reflexologia promove o equilíbrio entre corpo e mente por meio de massagens nos pés e estímulos de pontos estratégicos do corpo. Ela auxilia na eliminação de toxinas e reduz estresse, além de outros benefícios.

5Aromaterapia: neste tratamento, são utilizados óleos de plantas, que exalam aromas capazes de mexer com o psicológico do indivíduo, auxiliando na reestruturação de áreas emocionais. Também controla o estresse e ameniza dores.