Dia Mundial contra o tabaco

31 de maio de 2013
Dia Mundial contra o tabaco

Sabe que data é hoje? É o Dia Mundial Contra o Tabaco. O cigarro, segundo a Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), mata 200 mil brasileiros por ano. Já a Organização Mundial da Saúde (OMS) afirma que o tabagismo é a principal causa evitável de óbitos do mundo. Complicado, né?

Se você é fumante e deseja parar, a primeira coisa que deve fazer é procurar ajuda especializada. A própria OMS diz que o adepto ao cigarro tem mais chances de largar o vício se tiver acompanhamento de um médico, psicólogo ou outro profissional da saúde.

No país, só para você ter uma ideia, há 25 milhões de fumantes. Só que nós temos o que comemorar. O Brasil, segundo a revista médica “The Lancet”, é um dos países com maior número de ex-fumantes do mundo. Entre 2008 e 2010, data da pesquisa, 46,4% dos homens e 47% de mulheres afirmaram que fumavam diariamente no passado, mas pararam de fumar. Ponto para nossa saúde!

O país só fica atrás de Estados Unidos e Reino Unido. Com o tempo, quando as pessoas perceberem que a ideia de liberdade, coragem e personalidade – palavras estampadas nas antigas propagandas de cigarro – não faz sentido algum, talvez o cigarro deixe de ser uma das principais causas de câncer no mundo.

Breves dicas para parar de fumar

– Reduza o número de cigarros

– Adiante em uma hora o primeiro cigarro do dia

– Faça exercícios físicos

– Combine de parar junto com outro amigo fumante

– Quando der vontade de fumar, coma uma fruta ou beba água