Quando se inicia o tratamento contra o alcoolismo, há uma série de fases. Uma delas é a abstinência, momento em que o paciente para, de forma abrupta, o consumo de álcool. Nesse estágio, é comum que a pessoa tenha depressão, mudança de humor, mal-estar,  ansiedade e outros sintomas que, com o tempo, passam.

Como é uma das fases mais difíceis no tratamento do alcoolismo, muitos não conseguem superá-la e têm a tal da recaída. Mas um novo estudo, feito por  pesquisadores da Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), mostra que o tratamento da abstinência pode ser mais tranquilo em um futuro próximo.

Eles descobriram que a abstinência de álcool produz o aumento de receptores canabionoides, substâncias que regulam a quantidade de serotonina e dopamina presentes em nosso cérebro e afetam áreas importantes, como emoção, memória, aprendizagem e estresse.

Ou seja: a parada abrupta no consumo de álcool tem total influência no sistema endocanabinoide. Essa descoberta mostra que o tratamento do álcool no futuro pode ser focado especificamente nessa parte do cérebro, diminuindo assim os sintomas da abstinência.

É bom deixar claro que a pesquisa é recente e ainda precisa ser “maturada”.  Os responsáveis pelo estudo ainda têm muitas dúvidas, que serão respondidas no decorrer dos anos. A pesquisa completa está neste link: http://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1111/acer.12130/abstract

Tratamento contra o alcoolismo na Estância do Lago Spa

Aliada a uma bela estrutura a Estância do Lago Spa & Wellness possui uma equipe especializada para quem precisa parar de ingerir álcool.