X

Pesquisas recentes revelam que o refrigerante pode causar envelhecimento precoce, acumular gordura na barriga, aumentar o tipo de diabetes do tipo 2 e contribuir para a pressão alta.

Abaixo você confere o que cada uma delas descobriu:

– De acordo com o Instituto de Alimentação, Nutrição e Saúde da Suíça, a frutose, os adoçantes artificiais e o álcool de açúcar presentes nos refrigerantes em geral podem interferir nas bactérias naturais do intestino, alterando o metabolismo e liberando mais insulina, o que pode levar ao acúmulo de gordura na região da barriga. Além disso, os açúcares falsos na bebida são muito mais doces que o açúcar normal e acabam enganando o cérebro, que aciona sinais que interferem nos níveis de fome, saciedade e açúcar no sangue.

– O Jornal da Federação das Sociedades Americanas para Experimentos Biológicos (FASEB, na sigla em inglês) constatou, em estudo publicado em 2010, que os níveis excessivos de fosfato encontrados nos refrigerantes do tipo cola mataram ratos de laboratório cinco semanas mais cedo do que os que tinham dieta com níveis de fosfato regulares.

– Outros estudos revelaram que pessoas que consomem refrigerantes diet eram 43% mais propensas a sofrer um ataque cardíaco ou derrame cerebral. A osteoporose também aparece em estudos como problema estimulado pelo consumo de refrigerantes diet.

Para Thais Brito, nutricionista da Estância do Lago Spa & Wellness o consumo de refrigerantes não é recomendado, pois tanto o tradicional ou zero/diet possuem seus malefícios, ambos possuem uma quantidade de corante, acidulante e conservantes acentuadas. Nos refrigerantes cola há a presença de cafeína e nos tradicionais, muita caloria; 150 calorias em 200 ml aproximadamente.  As opções zero/diet não possuem calorias, mas o vilão é a grande concentração de sódio, podendo iniciar uma hipertensão e a retenção de líquidos.

“Nada melhor do que água, refresco de frutas naturais, água coco, chá gelado para substituir os refrigerantes nos dias quentes”, afirma Thais.

Categorias: Saúde e Bem-estar
conectado2017:
Posts Relacionados