Um dos tratamentos oferecidos pela Estância do Lago SPA & Wellness é o da diabetes. Essa síndrome metabólica é decorrente da falta de insulina no organismo, ocasionando o aumento da glicose no sangue.
A insulina é produzida pelo pâncreas e promove a redução da glicemia ao permitir que o açúcar que está presente no sangue possa penetrar dentro das células, para ser utilizado como fonte de energia.
Especializado em endocrinologia e atuando como clínico geral na Estância do Lago, o Dr. Ismael Lago recebe diversos pacientes que pretendem tratar da diabetes. “Hoje nós temos quase 300 milhões de pessoas com diabetes no mundo. É uma doença muito traiçoeira”, revela o médico. De acordo com Dr. Ismael, o Brasil tem 13 milhões de pessoas com diabetes.
Os tipos de diabetes
– A diabetes do tipo 1 ocorre pela deficiência do sistema imunológico, que interfere na produção de insulina no pâncreas. Este tipo de diabetes acomete cerca de 10% dos pacientes que têm a doença.
– A pré-diabetes, por sua vez, é um estado intermediário entre o funcionamento saudável do pâncreas e a diabete do tipo 2. O paciente com pré-diabetes ainda não está doente, mas certamente sofrerá com a doença se não tomar os devidos cuidados.
– A diabetes do tipo 2 combina dois fatores: além da pouca secreção de insulina pelo pâncreas, o pouco que é produzido não exerce ação alguma no controle da glicose.
– Já a diabetes gestacional, como o próprio nome sugere, é causada pelo aumento da resistência à insulina durante a gestação, aumentando o nível de glicose no sangue.
– Há ainda uma série de diabetes ocasionadas por defeitos genéticos associados a outras doenças ou ao uso de medicamentos, como a diabetes por defeitos genéticos da função da célula beta, por defeitos genéticos na ação da insulina, diabetes por doenças do pâncreas exócrino (pancreatite, neoplasia, hemocromatose, fibrose cística, etc.) e a diabetes por defeitos induzidos por drogas ou produtos químicos (diuréticos, corticoides, betabloqueadores, contraceptivos etc.).
Os sintomas da diabetes
Na diabetes do tipo 1 os sintomas variam entre vontade de urinar diversas vezes, fome frequente, sede constante, perda de peso, fraqueza, fadiga, nervosismo, mudanças de humor, náusea e vômito. Já os da diabetes do tipo dois incluem infecções frequentes, alteração visual (visão embaçada), dificuldade na cicatrização de feridas, formigamento nos pés e furúnculos.
Uma das consequências mais perigosas da diabetes não tratada é a cegueira, de acordo com o Dr. Ismael Lago. “Há a possibilidade até mesmo de amputação de membros quando a diabetes deixa de ser tratada, mas a diabetes é a segunda maior causa de cegueira no mundo”, alerta o endocrinologista.
Tratamento na Estância do Lago SPA & Wellness
No tratamento da diabetes, o paciente que se hospeda na Estância do Lago vai contar com exercícios físicos, controle da dieta, verificação constante da glicemia, aplicação de insulina de acordo com a verificação da dosagem adequada e combate ao estresse proporcionado pelas atividades diárias e pelo contato com a natureza.