estancia-do-lago-spa-caminhada

Quando o assunto é vida saudável, a combinação refeições bem balanceadas e distribuídas ao longo do dia e exercícios físicos é essencial. Isso não é novidade. Mas, parece que, quando o tópico é exercícios, logo pensamos em academia. E isso não deveria acontecer, pois há muitos exercícios que podem ser feitos fora dela e, ainda por cima, beneficiarem tanto o seu corpo e organismo quanto qualquer outro feito em um espaço próprio para isso. É o caso das caminhadas, que podem fazer um bem tão grande que você imagina.

Segundo um trabalho de pesquisadores norte-americanos, publicado no periódico Arteriosclerosis, Thrombosis and Vascular Biology, que pertence à Associação Americana do Coração, caminhar diminui os riscos de hipertensão, diabetes e doença coronariana. E quanto maior a distância percorrida durante essa prática, maiores são as chances dos benefícios perdurarem. Ou seja, o importante é manter um bom tempo de exercício. O tempo recomendado é de, pelo menos, 30 minutos, sendo que os 10 ou 15 primeiros minutos servirão como aquecimento.

O risco de o indivíduo apresentar colesterol alto também diminui com a caminhada, que pode ser feita durante várias fases do dia, como antes ou após o trabalho, ou por meio do simples ato de parar o carro um pouco mais longe e fazer um trajeto maior até o trabalho. São pequenas atitudes que, obviamente, exigem disposição, e que podem contribuir e muito para a saúde. Segundo outro estudo, desta vez publicado pela Universidade de Washington, em 2012, tal prática diária pode diminuir em até 30% o risco de diabetes tipo 2.

Além disso, o alívio de dores nas costas, a prevenção de síndromes metabólicas e o aumento da expectativa de vida são outras vantagens da caminhada. Portanto, não perca mais tempo. Coloque seus tênis e “pés à obra”.